terça-feira, 7 de abril de 2020

Em tempos de distanciamento social temos a oportunidade de sermos mais coletivos, mais solidários, mais empáticos e mais compreensivos. Me explico, se antes não tínhamos tempo pra olhar para o lado, se não tínhamos tempo para ver o outro, seja pela correria do dia a dia ou mesmo pelo excesso de cansaço decorrente dela.

Agora temos todo o tempo para refletir e para entender nosso lugar nesse mundo. Sei que essa não é a realidade de todos, sei que muitos estão em casa, mas estão trabalhando e muitos não estão em casa, estão na rua, na linha de frente na batalha contra esse inimigo virtual que tem nome estranho, mas que já é conhecido por todos como Covid-19.

Penso que agora é o momento de ajudarmos um ao outros, seja conscientizando a respeito da necessidade de ficar em casa, seja acolhendo em uma conversa aqueles que estão com medo do que estar por vir, seja em ações concretas dentro da necessidade de cada um.

Algo é certo depois que tudo isso passar, não seremos os mesmos, nem como indivíduos, nem como sociedade. Já não somos mais os mesmos, essa é que é a verdade! Ainda vejo muita gente brigando pra impor seus posicionamentos políticos, ainda vejo brigas que mais parecem de torcidas de times de futebol do que de fatos por ideais.

Mas, FELIZMENTE, vejo muito mais ações de solidariedade, vejo pessoas pensando naqueles que não tem nem um teto sobre cabeça, vejo que as pessoas estão de fato entendendo o sentido de ajudar ao próximo, sendo este próximo um vizinho, um morador de rua, um prestador de serviço ou mesmo um familiar, um amigo.

Por isso, acredito que a transformação individual e da sociedade já está acontecendo, estamos entendo, na prática como nossas ações individuais podem impactar no coletivo. Sigamos todos juntos, mesmo que separados fisicamente.

Nenhum comentário: